A CGTP-IN – que será uma das organizações oradoras - apela aos trabalhadores e trabalhadoras portugueses para que participem massivamente na MANIFESTAÇÃO DE 20 DE NOVEMBRO, de forma a dar expressão à luta pela paz, pela solidariedade entre os povos, contra o belicismo e as ingerências externas, pelo progresso económico e social.

 

 

CGTP-IN APELA À PARTICIPAÇÃO NA MANIFESTAÇÃO  “ PAZ SIM! NATO NÃO! ”
15H00 – MARQUÊS DE POMBAL/LISBOA

 

A CGTP-IN integra a Comissão Promotora da Manifestação do próximo dia 20 de Novembro, a realizar em Lisboa – com saída às 15H00 do Marquês de Pombal para os Restauradores – em defesa da paz e contra a cimeira da NATO em Portugal.

Para a CGTP-IN, a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores é inseparável da acção prática nos domínios da solidariedade internacionalista e da defesa da Paz no Mundo.

Neste contexto e perante a violenta ofensiva que – primeiro a pretexto da crise e agora do combate ao défice e à dívida pública – atinge, fundamentalmente, os trabalhadores e as camadas mais pobres da nossa sociedade e justifica a convocatória da GREVE GERAL de 24 de Novembro, a CGTP-IN salienta que o aumento das despesas militares e a participação de Portugal na NATO só contribuirão para agravar, ainda mais, as condições de quem trabalha.

Para além  disso, a Cimeira da NATO propõe-se rever o seu chamado Conceito Estratégico. Na verdade, a NATO pretende auto justificar a legitimidade – que nada nem ninguém lhe atribuiu - de intervir onde e quando entender, pelos mais diversos motivos, reais ou fabricados.
 
A CGTP-IN, fiel aos princípios inspiradores da Revolução de 25 de Abril de 1974, sempre defendeu a dissolução da NATO, aliás, de acordo com a formulação expressa na Constituição da República Portuguesa, que preconiza, de forma clara e inequívoca, a dissolução simultânea e controlada dos blocos político-militares.

A Campanha “ Paz Sim, NATO Não! “, que a CGTP-IN integra desde a primeira hora, tem sido importante no esclarecimento, sensibilização e mobilização da opinião pública portuguesa para os perigos que representa este “ novo “ papel que a NATO pretende desempenhar na cena internacional.

Por tudo isto, a CGTP-IN – que será uma das organizações oradoras - apela aos trabalhadores e trabalhadoras portugueses para que participem massivamente na MANIFESTAÇÃO DE 20 DE NOVEMBRO, de forma a dar expressão à luta pela paz, pela solidariedade entre os povos, contra o belicismo e as ingerências externas, pelo progresso económico e social.

Lisboa, 17 de Novembro de 2010

A COMISSÃO EXECUTIVA DA CGTP-IN