Trabalhadores do Armazém de Póvoa de St. Iria reivindicam aumento dos salários, condições de trabalho e o fim da repressão laboral
Salários
Considerando os lucros milionários da empresa e a clara estagnação salarial e a desvalorização profissional, sentida pelos trabalhadores com mais anos de antiguidade na Worten, os trabalhadores reivindicam ainda este ano:
Aumento salarial de 90€ (3€/dia) para todos os trabalhadores sem discriminações
A Worten, mesmo em contexto de pandemia, teve crescimento de lucros.
Crescimento garantido à custa dos trabalhadores, que mesmo sobre enorme pressão, contribuíram para o sucesso da empresa.
Os acertos miseráveis feitos aos salários dos trabalhadores foram feitos baseados em critérios discriminatórios, num sistema de avaliações injusto.
A administração ainda não deu resposta à proposta de aumento dos salários para todos os trabalhadores.
Recursos Humanos
Carga
Reclamamos um porta-paletes eléctrico em todas as áreas de trabalho, sendo o mais urgente na área de “Retornos”.
Pausas
Reivindicamos a reposição do relógio de ponto à entrada do armazém junto às casas de banho, de forma a que os trabalhadores possam gozar a totalidade do tempo da sua pausa sem de ter de correr até à sua área de trabalho.
Limpeza
É urgente o reforço da equipa de limpeza, dado que, só existe uma trabalhadora para limpar o armazém, refeitório, casas de banho e recolher os lixos, o que é claramente insuficiente.
Medicina no Trabalho
Exigimos que as despesas com deslocações para as consultas externas de medicina no trabalho sejam suportadas inteiramente pela empresa.
Infra-estruturas
Temperatura
Os trabalhadores não têm de trabalhar com gorro, luvas e cobertor durante o Inverno, nem ter que suportar temperaturas superiores a 40º no Verão.
É fundamental uma refrigeração adequada que permita o conforto necessário ao desempenho laboral.
Bebedouros
É necessária a instalação de mais bebedouros no armazém, nomeadamente, no interior da “Gaiola”.
Iluminação
Pugnamos pela instalação de um sistema de iluminação adequado, nas áreas dos cais, principalmente para quem trabalha no interior das galeras dos camiões.
Pavimento
Imprescindível a reparação urgente do pavimento, no interior do armazém, nos corredores IG e IH, que estão em mau estado.
Corredores
Necessário o alargamento dos corredores que se encontram mal dimensionados, colocando em causa o manuseamento das máquinas em segurança.
Casas de banho
Exigimos mais casas de banho no interior do armazém de forma a evitar que os trabalhadores tenham de sair do armazém para ter acesso a uma casa de banho.
FONTE: CESP