Sobre o naufrágio da embarcação Virgem Dolorosa ao largo de S. Pedro de Moel

Morrer a trabalhar no mar não é destino

É urgente o apoio às vítimas e suas famílias e dignificar a profissão dos pescadores

O STPC - Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Centro expressa as condolências às famílias dos homens que morreram neste naufrágio e endereça uma palavra de força e confiança às famílias dos homens ainda desaparecidos, bem como aos sobreviventes do trágico acidente.

O STCP dirige-se ainda a toda a comunidade piscatória da Leirosa que, em conjunto, sofre com a dor dos seus filhos.

No presente imediato é necessário prosseguir todos os esforços para salvar vidas e apoiar vítimas e familiares. É igualmente imprescindível acompanhar de perto todo as medidas de apoio e protecção social que tão necessárias serão aos sobreviventes e familiares das vítimas.

Independentemente dos dados que, sobre este naufrágio no concreto, se venham a apurar, o STCP reafirma que morrer a trabalhar no mar não é um destino a que os pescadores e suas famílias se tenham de resignar. É imperioso prosseguir o investimento nas medidas de protecção e segurança dos homens do mar.

É também urgente o reforço do investimento público em meios humanos e materiais, de resgate a sinistros marítimos. Cada minuto que se perde nas operações de resgate pode significar a perda de muitas vidas.

Nos momentos trágicos como os que vivemos multiplicam-se as declarações de responsáveis políticos sobre a importância da pesca e dos pescadores, mas a verdade é que ao longo das últimas décadas o que temos assistido é ao desinvestimento e destruição do sector, é a perpetuação de baixos rendimentos, condições de trabalho indignas e de direitos que ficam muito aquém da justiça necessária. É injustificável que a profissão de pescador não tenha ainda um salário mínimo garantido deixando cada profissional à mercê das circunstâncias diárias da faina.

Simultaneamente acumulam-se os lucros dos que vivem à custa da especulação do preço do pescado.

O STPC reafirma aos pescadores e suas famílias a determinação no prosseguimento da acção por uma vida melhor dos que vivem da pesca. Unidos seremos sempre mais fortes.

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES DA PESCA DO CENTRO

naufragio pescadores