O Governo falhou o compromisso assumido pela Secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, junto da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), de reunir com esta Federação, para discutir o conjunto das reivindicações dos trabalhadores da Autoridade Tributária.

Este compromisso foi assumido por aquela responsável do Governo, numa reunião realizada no passado dia 19 de Julho, em que esteve igualmente presente, a Secretária de Estado da Administração Pública e em que ambas receberam da FNSTFPS as reivindicações e propostas relativas àqueles trabalhadores.

A Federação considera que é indispensável a valorização das funções e dos percursos profissionais dos trabalhadores da AT, actualmente confrontados com um vasto conjunto de problemas cuja resolução tarda.

Resumidamente, estes problemas são os seguintes: ausência de planeamento no recrutamento de mais trabalhadores, num quadro em que a AT está a perder para a aposentação um elevado número de efectivos; a revisão das carreiras profissionais e a reclassificação dos actuais assistentes técnicos; a revisão do sistema de avaliação de desempenho da AT; a valorização remuneratória; a disfunção funcional nas carreiras especiais; e, o encerramento de serviços de finanças e vários locais e a redução da qualidade dos serviços prestados.

A FNSTFPS considera inaceitável o adiamento da negociação de soluções para cada um dos problemas acima enunciados, porque da actual situação só resultam prejuízos para os trabalhadores da AT e para os Utentes.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais