O SINTAB remeteu, esta semana, às entidades interessadas, o pré-aviso de greve dos Trabalhadores da LACTOGAL - Produtos Alimentares, S.A, para o dia 30 de outubro de 2024, durante todo o dia.

A decisão foi tomada, em unanimidade, pelos Trabalhadores da Unidade de Oliveira de Azeméis, que afluíram em massa aos plenários do passado dia 11 de setembro, assumindo posição de força perante a continuidade da inexplicável irredutibilidade da Administração em negociar o caderno reivindicativo apresentado.

A Administração foi descartando, desde o dia 11 de setembro, todas as quatro sugestões de reunião propostas pelo SINTAB, tendo apenas enviado a sua própria proposta, para o dia 29 de outubro, após ter recebido o pré-aviso de greve para o dia 30.

Entenderam, portanto, os Trabalhadores, manter o agendamento da greve para o dia 30 de outubro, assegurando que apenas propostas de ganho óbvio, imediato, e concreto, da parte da Administração, a poderão suspender ou cancelar.

Lembramos que o Caderno reivindicativo apresentado à empresa em julho último, genuinamente vertido dos plenários de trabalhadores, exigia aumentos salariais intermédios que garantam o mínimo de 150€ para todos no anos de 2024, o exercício de ajustamento de salários para promover a igualdade salarial em cada função, nivelando todos ao salário mais favorável praticado, eliminando discrepâncias injustificadas em cada setor, a valorização do trabalho noturno e por turnos, a atualização do subsídio de frio que tem o mesmo valor desde há 20 anos, a reimplementação das diuturnidades, assegurando-as como um direito de todos, e a reaplicação das pausas praticadas anteriormente nos setores de trabalho em condições adversas (frio).

Já nos últimos plenários, foram ainda levantadas inúmeras questões relativas à prática generalizada de assédio nos locais de trabalho, bem como a oposição e pressão sobre pais e mães trabalhadores que usufruem ou indiquem intenções de usufruir dos seus direitos relativos à parentalidade.

O SINTAB organizará piquetes de greve desde o início do primeiro turno abrangido e haverá concentração de Trabalhadores e conferência de imprensa no próprio dia, remetendo, mais adiante, pormenores e horários.

FONTE: SINTAB