A Fiequimetal, em nome dos trabalhadores filiados nos seus sindicatos, enviou hoje ao sindicato IG Metall uma moção de solidariedade para com a luta dos trabalhadores da Volkswagen na Alemanha, que iniciaram ontem uma série de greves.

A federação reitera a sua total solidariedade para com os trabalhadores, em luta pela manutenção dos postos de trabalho e contra os cortes salariais, rejeitando qualquer retirada de direitos.

No documento, defende-se que os elevados lucros, obtidos pelo Grupo Volkswagen, devem ser investidos por forma a garantir a continuidade das fábricas e a manutenção dos postos de trabalho.

A obsessão pelo lucro imediato e o não acautelamento do futuro representam uma enorme e condenável irresponsabilidade da administração da Volkswagen.
Na moção, saúda-se a justa luta dos trabalhadores, que se manifestou na realização de «greves de aviso» intermitentes, de duas horas, em nove das dez fábricas de montagem do Grupo.

Nas negociações marcadas para dia 9 de Dezembro, a administração da Volkswagen deve inverter o rumo e garantir o emprego e as condições de trabalho àqueles que, ao longo dos anos, têm criado riqueza e garantido fabulosos lucros nas empresas do grupo — defende a Fiequimetal.

Fonte: FIEQUIMETAL