A Comissão Sindical do SITE Sul na Vanpro colocou à DGERT (Ministério do Trabalho) a necessidade de responsabilizar a VW Autoeuropa e a Brose Sitech pela salvaguarda dos 475 postos de trabalho que foram colocados em causa, por decisão da multinacional automóvel.
Esta situação preocupante deve-se à não entrega do projecto do novo carro, que irá ser fabricado pela Volkswagen Autoeuropa. Em vez da Vanpro, o trabalho foi entregue à Brose Sitech (empresa do Grupo VW).
A Comissão Sindical do SITE Sul na Vanpro expôs ao representante da Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho a situação vivida pelos trabalhadores, salientando que esta é resultado directo das decisões tomadas pela administração da VW Autoeuropa.
Foi deixado um alerta para as consequências nefastas de tais decisões, não só na vida dos trabalhadores da Vanpro e das suas famílias, mas também na economia do concelho de Palmela.
Realçou-se que é ncessário responsabilizar e envolver na busca de uma solução as administrações da VW Autoeuropa e da Brose Sitech. Isto será essencial para encontrar soluções que possibilitem a manutenção do emprego dos trabalhadores da Vanpro.
O representante da DGERT mostrou-se sensível para esta situação, ficando agendada nova reunião para dia 16 de Janeiro.
Plenários em Janeiro
Em todas as empresas existentes no complexo industrial do parque da VW Autoeuropa, o SITE Sul e a Fiequimetal vão realizar, em Janeiro, plenários sindicais.
Estas reuniões, como se refere num comunicado distribuído no parque, serão um momento de afirmação, luta e unidade de todos os trabalhadores e das suas reivindicações, da luta por melhores salários e condições de trabalho e por garantia do emprego, contra os intensos ritmos e cargas de trabalho.
Será feito o ponto de situação, relativamente à petição sobre o desgaste rápido, e serão discutidas acções a desenvolver para dar força à justa reivindicação de reconhecimento do desgaste rápido na indústria.
Fonte. SITE Sul