ENFERMEIROS DO SERVIÇO DE URGÊNCIA DO HOSPITAL VILA FRANCA DE XIRA DENUNCIAM DEGRADAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
Os enfermeiros do Serviço de Urgência (SU) do Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX) estão no limite da sua capacidade física e mental. Este esgotamento resulta do elevado ritmo de trabalho, causado por sucessivas alterações de horário, muitas delas comunicadas no próprio dia, contactos telefónicos durante folgas e tempos de descanso, e horários que incluem mais de 50 horas extraordinárias por mês.
A falta de enfermeiros e as condições estruturais do serviço colocam em risco a segurança na prestação de cuidados de enfermagem. Esta situação agrava-se quando existem mais de 100 doentes internados no Serviço de Urgência, além da elevada afluência ao serviço, registando-se uma média de 16 a 17 doentes por enfermeiro.
A criação de condições de trabalho que favoreçam a fixação e contratação de enfermeiros deveria ser uma prioridade da administração do hospital e do governo. Medidas como a contagem de todos os anos de serviço para progressão na carreira, a harmonização de dias de férias entre Contratos de Trabalho em Funções Públicas e Contratos Individuais de Trabalho, a regulação dos horários de trabalho e o respeito pelos tempos de descanso são essenciais. Foi precisamente por estas razões que os enfermeiros realizaram uma ação de protesto no passado dia 17 de dezembro, com uma adesão de 89%, sendo que no Serviço de Urgência a participação foi de 100%.
Os enfermeiros do SU do HVFX mantêm-se firmes na luta por melhores condições de trabalho, que lhes permitam prestar os melhores cuidados de saúde aos utentes.
Fonte: SEP