INFORMAÇÃO AOS TRABALHADORES DA ANACOM
PROCESSO NEGOCIAL DA REVISÃO DO ACORDO DE EMPRESA
PROPOSTA ENTREGUE, AGUARDAMOS O INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES

Como foi oportunamente transmitido aos trabalhadores, em 22.10.2024, o SINTTAV entregou a sua proposta de revisão do Acordo de Empresa (reservando-se no direito de, antes ou durante as negociações, apresentar outras propostas). Nessa sequência, realizou-se um Plenário para informar os trabalhadores do conteúdo da proposta e ouvir sugestões e eventuais contributos.

Dado que a proposta global é abrangente, cobrindo todos os temas, tais como:

  • Clausulado;

  • Carreiras;

  • Matérias de expressão pecuniária;
    foi sugerido no Plenário que o SINTTAV divulgasse uma informação mais pormenorizada do conteúdo das propostas apresentadas à ANACOM. Compromisso que o nosso sindicato assumiu. Assim, os temas mais importantes e abrangentes da nossa proposta incluem, entre outros, os seguintes:

  1. Revisão de todo o clausulado, adaptando-o à realidade atual, melhorando o que se justifica e incluindo matérias publicadas no Código do Trabalho, constantes da Agenda do Trabalho Digno, designadamente em relação a faltas justificadas.

  2. Inclusão no Acordo de Empresa de todos os benefícios assegurados aos trabalhadores, como o seguro de saúde e o subsídio adicional de estudos.

  3. Revisão das regras das progressões, designadamente a adaptação da média aritmética das progressões regulares em função das notações qualitativas e quantitativas atualmente em prática na ANACOM. Os ciclos de avaliação de três anos poderão não ser consecutivos em casos excepcionais de doença crónica/prolongada.

  4. Abordagem de temas como o teletrabalho (e as proibições de acoplação de dias de TT aos fins-de-semana, feriados e férias), plano para as pré-reformas e atualização dos valores das Ajudas de Custo do Regulamento das Deslocações.

  5. Ponderação da semana de 4 dias de trabalho para os trabalhadores interessados.

  6. Revisão das carreiras e da tabela salarial.

  7. Análise dos processos de recrutamento da ANACOM, que têm promovido desigualdades internas.

INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES
A ANACOM não respondeu com a sua contraproposta dentro dos prazos legais, solicitando uma prorrogação do início das negociações. O SINTTAV, numa demonstração de boa vontade negocial, aceitou, mas os prazos estão a esgotar-se. O processo tem que se iniciar, de forma direta, como o SINTTAV privilegia, ou, em alternativa, no Ministério do Trabalho.

TRABALHADOR DA ANACOM
O resultado das negociações depende da força dos sindicatos.
DÁ MAIS FORÇA AO SINTTAV – SINDICALIZA-TE!