LIDL MANTÉM MAIORIA DOS TRABALHADORES EM PART-TIME (E RECEBEM MENOS QUE 870 EUROS POR MÊS!)
O CESP enviou o Caderno Reivindicativo dos trabalhadores do LIDL à empresa, com proposta de reunião para a sua negociação. Não nos deixamos enganar! O Lidl tem todas as condições para pagar salários dignos e garantir horários regulados a todos os seus trabalhadores – cabe-nos exigi-lo, juntos!
Os aumentos anunciados pelo Lidl em Janeiro só se aplicam aos trabalhadores a tempo inteiro (algumas chefias e muito poucos operadores de supermercado e armazém). A esmagadora maioria dos trabalhadores do Lidl trabalha por turnos, com cargas horárias de 28 ou 32 horas semanais – e continuarão a receber menos que os 870 euros do salário mínimo.
As notícias sobre os novos salários no Lidl não mencionam a realidade da esmagadora maioria dos trabalhadores da empresa. Tanto nas lojas como nos armazéns, predominam os “part-times” de 28 ou 32 horas – o que significa salários inferiores aos 870€ do salário mínimo nacional!
Além dos salários da maioria dos operadores de supermercado e armazém serem insuficientes, estes trabalhadores ainda estão sujeitos a trabalhar por turnos rotativos, aos fins-de-semana e feriados, e a alterações constantes dos horários de trabalho — impedidos de viver com o salário pago pelo Lidl e impedidos de o conciliar com outro trabalho.
OPERADOR DE SUPERMERCADO OU ARMAZÉM NÃO ESTÁ NA TUA CATEGORIA PROFISSIONAL! RECUSA FAZER A LIMPEZA GERAL DA LOJA
O Contrato Colectivo de Trabalho negociado pelo CESP determina que a limpeza geral das lojas e armazéns pertence às funções da categoria profissional Servente de limpeza, mas o Lidl tem-na atribuído aos Operadores de supermercado e de armazém. O Lidl não pode obrigar os trabalhadores a cumprir funções para as quais não foram contratados – é ilegal!
Tens todo o direito – e dever de rejeitar todas as tarefas que não façam parte da tua categoria profissional, como é o caso da limpeza geral das lojas e armazéns!
Exigimos:
-
O aumento dos salários de todos os trabalhadores em, pelo menos, 150€ – garantindo a diferenciação salarial dos diferentes níveis e categorias, considerando a antiguidade sem discriminações!
-
35 horas de trabalho semanal para todos, sem perda de salário e com garantia de horários de trabalho dignos que permitam a conciliação entre a vida pessoal e familiar e a vida profissional!
-
Contratação de vigilantes e equipa de limpeza durante todo o funcionamento da loja!
Fonte: CESP