O CESP vai denunciar publicamente a grave situação na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM. No dia 31 de Março, às 10h00, vão concentrar-se frente ao Lar Residencial de S. Lázaro, em Braga, de onde desfilam até ao Centro Distrital de Segurança Social de Braga.
Problemas identificados:
Não pagamento do Subsídio de Férias de 2023 e do Subsídio de Natal de 2024.
Falta de perspectiva para o pagamento do Subsídio de Férias de 2024.
Preocupação crescente com a sustentabilidade da instituição, que coloca em risco cerca de 170 postos de trabalho e o atendimento a 300 utentes com deficiência mental.
O Sindicato tem tentado dialogar com a direção da APPACDM para exigir soluções imediatas, mas as respostas têm sido insuficientes ou inexistentes, deixando os trabalhadores em situação de precariedade, ansiedade e instabilidade.
Apelo:
É urgente que as entidades competentes, como a Segurança Social e a Câmara Municipal de Braga, intervenham no âmbito das suas responsabilidades sociais e de tutela.
Mensagem final:
"Não podemos aceitar que esta instituição cinquentenária, com destaque na área da deficiência, seja desvalorizada! Nem tão pouco os seus trabalhadores, que prestam um serviço insubstituível em prol da comunidade!"
Fonte: CESP - Delegação Regional de Braga