Na negociação das carreiras profissionais, a administração da EDP voltou a retocar a sua proposta, atendendo de forma tímida e insuficiente a algumas sugestões e críticas da Fiequimetal. Mas é preciso dar força ao abaixo-assinado por uma negociação efectiva e dignificadora das carreiras e dos trabalhadores.
31.3.2025

O apelo foi feito no comunicado aos trabalhadores das empresas do Grupo EDP, emitido pela Comissão Negociadora Sindical da Fiequimetal, após a última reunião, no dia 26.

No documento, alerta-se para o facto de a nova posição patronal prever a diminuição da duração de somente uma das linhas de carreiras, não afectando positivamente a maioria delas.

A federação e os sindicatos (SIESI, SITE CSRA, SITE Norte e SITE Centro-Norte) rejeitam totalmente a diminuição de salários que a administração pretende aplicar no acesso à quase totalidade das linhas de carreira.

Abaixo-assinado

No link https://forms.gle/28vwmKFxEaePZsFv8 deve cada trabalhador subscrever o seu apoio a três exigências:

1- que se tenha em conta os anos de casa, garantindo que, na transição para o futuro modelo de progressões, se salvaguarda que não há ultrapassagem de posições entre trabalhadores;

2- que no futuro modelo sejam garantidas uma redução significativa do tempo necessário para alcançar o topo da carreira profissional e a sua valorização;

3- Que a empresa canalize os recursos financeiros necessários para a valorização profissional dos trabalhadores, de forma a garantir que, quando atingidos os pontos necessários, o valor de valorização salarial é superior aos seis por cento propostos pela administração.

Fonte: Fiequimetal

20221217EDP novo logo na parede