Na Airbus e na Teijin, o SITE Norte convocou as paralisações de duas horas, por aumentos salariais e outras reivindicações, após decisões tomadas em plenários, para alterar as posições patronais. Na SMP os resultados antecederam a greve marcada pelo SITE Sul. Este convocou também greve na Teijin.
Na fábrica da Airbus Atlantic Portugal (filial da multinacional europeia, com sede em Toulouse, França), na zona industrial da Ermida, em Santo Tirso, a greve de duas horas por turno está marcada para quinta-feira, dia 17.
No pré-aviso indica-se, como objectivos da greve, aumentos salariais dignos e justos para todos e negociação do Caderno Reivindicativo.
Para dia 16, quarta-feira, está marcada greve de duas horas por turno na Teijin Automotive Technologies, em Leça do Balio, Matosinhos. Nos mesmos termos, foi convocada pelo SITE Sul greve na fábrica em Palmela.
No pré-aviso foram incluídas as exigências de respeito, dignidade e direito à negociação do Caderno Reivindicativo.
Nesta empresa, realizou-se no dia 8 um plenário, em Leça do Balio, em que participou Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN (na foto). Em todos os turnos os trabalhadores debateram a negociação do Caderno Reivindicativo e decidiram as acções de luta a tomar.
Vitória na SMP
Da reunião com a administração da SMP (fábrica instalada no complexo industrial da VW Autoeuropa, em Palmela), no dia 10, saíram resultados que a Comissão Sindical do SITE Sul na empresa considerou irem ao encontro das expectativas dos trabalhadores.
Numa nota de imprensa, emitida dia 11, destaca-se o aumento de 121,43 euros, em 2025, e 100 euros, em 2026, no salário-base. Houve resultados positivos noutras matérias do Caderno Reivindicativo.
A Comissão Sindical, após auscultação aos trabalhadores nos locais de trabalho, retirou o pré-aviso de greve emitido para os dias 13 a 17 de Abril.
Estes resultados são colocados à aprovação dos trabalhadores nos próximos dias.