AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA MEO
ENQUANTO O MODELO NÃO FOR ALTERADO E AS REGRAS CUMPRIDAS OS OBJECTIVOS NÃO SERÃO ALCANÇADOS.
FACTOS. Desde o início do passado mês de Março que estão a decorrer as reuniões de Feedback relativas à Avaliação de Desempenho de 2024 e o SINTTAV não tem dúvidas que se vai manter o cenário dos anos anteriores, cuja confirmação os trabalhadores avaliados nos podem transmitir ou informar se surgiram alterações que imponham alguma justiça ao processo.
REUNIÕES DE FEEDBACK. Estas reuniões têm dois tempos:
1º tempo - durante o período em análise, em que o superior hierárquico dará periodicamente feedback aos Avaliados, dando-lhes a conhecer os pontos fortes e aqueles que possam ser melhorados.
2º tempo – é o da reunião final, na qual, as Chefias/avaliadores, devem cumprir o que está determinado no ACT, cujo texto é o seguinte: “Concluído o processo de avaliação de Desempenho, o Avaliador dará conhecimento ao avaliado dos resultados obtidos, de forma fundamentada.”
Para o SINTTAV é importante saber se as chefias cumpriram com esta determinação para, em caso negativo, discutir o tema com a Gestão da empresa, por isso solicitamos que nos façam chegar essas informações.
Se esta determinação não for cumprida, os trabalhadores devem reclamar para o SINTTAV, porque o Sindicato necessita saber se o ACT está ou não a ser cumprido no que se refere à Avaliação de Desempenho e quem pode confirmar isso são os trabalhadores Avaliados.
Após o Avaliado ter conhecimento dos resultados finais da Avaliação de Desempenho e no prazo de 30 dias, o trabalhador que pretenda manifestar a sua discordância quanto ao processo de Avaliação, poderá, através da via hierárquica (
É importante que os trabalhadores que reclamarem, enviem cópia da reclamação para o SINTTAV, porque as reclamações podem ser discutidas em reuniões da Comissão Paritária, mas se o Sindicato não tem conhecimento da reclamação, não pode exigir a sua discussão.
EXIGÊNCIAS DO SINTTAV. Já muito se tem escrito sobre o Modelo de Avaliação de Desempenho, que quando foi instituído já as regras estavam obsoletas e por isso muito mais o estão passados cerca de 20 anos.
Por isso o SINTTAV em 2024 apresentou uma proposta completa de revisão do Modelo, a qual até ao momento não teve resposta da Gestão.
A nossa exigência é melhorar o actual modelo, retirar dele os aspectos possíveis que são subjectivos, tornar o modelo mais justo e transparente e a partir daí exigir o seu cumprimento integral.
Porquê? Porque a avaliação de Desempenho é o modelo utilizado para os trabalhadores progredirem profissionalmente e esta evolução é muito mais importante que “os prémios”, aplicados ainda com mais subjectividade.
Fonte: SINTTAV.