Ontem a administração da CP convocou uma reunião com as organizações sindicais, tendo apresentado uma nova proposta, traduzida no seguinte:

  • Um novo aumento a partir do mês de Janeiro deste ano, a somar aos 34€, de modo que seja reposta a diferença com o SMN – Salário Mínimo Nacional de 2018. Este aumento é variável em função de cada índice;
  • Novo aumento de 4% para todos os trabalhadores em Dezembro de 2025;
  • A partir de Janeiro deste ano, redução os tempos de permanência, no primeiro índice para 1 ano, no segundo para 2 anos, nos seguintes para 3 e no último para 4.

Apresentámos diversas questões para serem analisadas pela administração e estamos a fazer a análise sobre o conteúdo desta proposta, ouvindo o máximo de opiniões e logo, pelas 17 horas, iremos discutir com as outras ORT’s, que participam na nossa mesa de negociação, o que fazer.

No entanto, não podemos desligar esta nova proposta, feita no âmbito do relatório comum, com a luta marcada e com a disponibilidade manifestada pelos trabalhadores, agora é momento de decidir até onde podemos ir e o que fazer que melhor defenda os interesses dos trabalhadores, sabendo que esta é apenas uma etapa e não a resolução total dos problemas.

Fonte: Fectrans