O Prémio Manuel Lopes destina-se a homenagear o sindicalista, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios e Vestuário do Sul, de que foi presidente da Direcção e presidente da Mesa da Assembleia Geral. Nas federações do sector, entre 1970 e 1986, desempenhou funções de relevo, tendo sido presidente entre 1972 e 1976.

Na CGTP-IN, foi membro da Comissão Coordenadora da Intersindical, de 1970 a 1975; delegado dos trabalhadores portugueses à Conferência Internacional do Trabalho, 1974; presidente da maioria das sessões (excepto 2) do 1.º Congresso da Intersindical, 1975; membro do Secretariado Nacional (actual Conselho Nacional) da CGTP-IN entre os mandatos 1977-1980 e 1980-1983 e do Conselho Nacional desta confederação entre os mandatos de 1983-1986 e 1996-1999; membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN entre os mandatos 1977-1980 e 1993-1996 e membro do Secretariado do Conselho Nacional entre os mandatos de 1986-1989 e 1993-1996.

A luta de Manuel Lopes em defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora levou à criação deste prémio em sua homenagem.

Este prémio tem natureza simbólica e é concedido como testemunho de apreço e homenagem. Promovido pelo IEFP, o prémio destina-se a todas as pessoas singulares e colectivas que se destacaram na implementação de boas práticas relacionadas com a melhoria das condições de trabalho e diálogo social, ou na realização de estudos e trabalhos de investigação nessas áreas.

O prémio é atribuído em 2 categorias:

Boas Práticas: Boas práticas no domínio da contratação colectiva, em especial, pela abordagem de matérias ligadas à organização do trabalho, participação dos trabalhadores nas empresas, formação profissional, condições de trabalho, segurança, higiene e saúde no trabalho, conciliação da vida profissional com a vida familiar e igualdade no trabalho.

Estudos e Investigação: Estudos e trabalhos de investigação, no âmbito da contratação colectiva, que contribuam para a sua melhoria e inovação.

A candidatura é efectuada no portal iefponline, após registo.

Pode submeter a sua candidaturas através de:

Iefponline - Prémio Manuel Lopes - Boas Práticas

Iefponline - Prémio Manuel Lopes - Estudos e Trabalhos de Investigação

O período de recepção de candidaturas à 13.ª edição do Prémio Manuel Lopes decorre até às 18h00 do dia 29 de Maio de 2024.