A CGTP-IN marcou presença nos dias 28 e 29 de março no 9º Congresso Ordinário da Confederação de Sindicatos Independentes do Luxemburgo (OGB-L). A central esteve representada pelo responsável pelas Relações Internacionais, João Barreiros, que acompanhou os dois dias do Congresso desta que é a central sindical do Luxemburgo. A OGB-L tem uma expressiva representação da comunidade portuguesa nos seus órgãos.

O Congresso serviu como um palco de afirmação da luta da OGB-L contra medidas governamentais que ameaçam os direitos laborais e sindicais no Luxemburgo. A organização sindical denunciou as intenções do governo de restringir a ação dos sindicatos na negociação coletiva, fragilizar o sistema de segurança social e aumentar a idade da reforma. Em resposta, foi assumido pelo Congresso que a OGB-L promoverá, em junho, uma grande mobilização dos trabalhadores para contestar essas políticas.

Além de fortalecer os laços com a OGB-L, a participação da CGTP-IN no Congresso também permitiu felicitar a nova direção eleita e realizar reuniões com o departamento de migrações da organização, reforçando o compromisso com o trabalho conjunto em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores Portugueses no Luxemburgo, onde representam mais de 20% dos trabalhadores do país. 

INT/CGTP-IN