Realizar-se-á entre os dias 9 e 11 de Julho, em Washington, a cimeira da Organização Tratado do Atlântico Norte (NATO). Realizada num momento marcado pelo escalar de tensões, no Leste da Europa, no Médio Oriente e na região da Ásia-Pacífico, as declarações dos seus responsáveis já apontam o caminho de intensificação do militarismo, o aumento das despesas militares, o agravamento da retórica belicista que não contribuem para a paz, necessidade e a exigência dos trabalhadores e dos povos.

Desde a sua fundação que a NATO tem servido os interesses da política dos Estados Unidos da América, do imperialismo, da hegemonia e a ingerência nas decisões dos povos. Num contexto em que os trabalhadores Portugueses estão confrontados com o desinvestimento nos serviços públicos, com ataques aos salários e sem ver os seus direitos garantidos prossegue uma estratégia de aumento dos gastos militares desviando para a guerra e a destruição o que tem de ser investido no progresso e justiça social.

Neste momento crítico, importa reafirmar a necessidade de um mundo de paz e solidariedade, reforçando a nossa exigência do fim da guerra, embargos e bloqueios, da violência e ingerência, da adopção de políticas de cooperação baseadas no respeito pela soberania dos povos e a dissolução da NATO, de acordo com a Constituição da República Portuguesa.

Assim, a CGTP-IN associa-se ao CPPC na dinamização de actos públicos no Porto e em Lisboa, dias 8 e 9 respectivamente, sob o tema “Não à Guerra! Paz sim! NATO não!”, aos quais apelamos à melhor mobilização de trabalhadores, delegados e dirigentes sindicais, identificando e trazendo a exigência dos trabalhadores de que Paz sim, Guerra não!

INT/CGTP-IN

05.07.2024