Quando se assinalam os 50 anos de ocupação turca de Chipre, no seguimento do golpe de Estado fascista de 15 de Julho de 1974, a CGTP-IN reafirma a sua solidariedade com os trabalhadores e o povo de Chipre na luta pelo fim da ocupação e pela resolução do problema cipriota.

A Turquia mantém a ocupação de uma parte do território de Chipre, impondo a divisão da ilha e das comunidades cipriota-grega e cipriota-turca, bloqueando a solução preconizada pelo Direito Internacional e pelas resoluções pertinentes da ONU.

A CGTP-IN solidariza-se com o povo e os trabalhadores de Chipre e com a sua luta pela reunificação da ilha, por uma solução baseada na unidade, na independência e na soberania dos seus povos.

A CGTP-IN saúda a Federação Pan-Cipriota do Trabalho (PEO), cuja criação e dedicação à causa comum da unidade e da solidariedade de classe dos trabalhadores cipriotas-gregos e cipriotas-turcos continuam a ser valiosos contributos para a defesa dos direitos de todos os trabalhadores de Chipre e para a causa comum do internacionalismo proletário.

A CGTP-IN continuará a defender junto das autoridades portuguesas que estas se posicionem pelo fim da ocupação e divisão de Chipre e para que desenvolvam todos os esforços no plano das relações bilaterais e multilaterais de Portugal de forma a que sejam retomadas as negociações interrompidas em 2017, tendo por base a Carta das Nações Unidas, o Direito Internacional.

INT/CGTP-IN
19.07.2024