A CGTP-IN saúda os trabalhadores belgas, em greve geral no dia 31 de Março. Saudamos a sua luta de rejeição da política de cortes das pensões e de ataque à segurança social, de estagnação das carreira, de desvalorização dos salários e ataque aos serviços públicos.

As medidas anunciadas pelo governo atacam o poder de compra dos trabalhadores e pensionistas, atacando as carreiras, os serviços públicos e acima de tudo as pensões, reformas e poupanças de quem trabalhou uma vida. Ao mesmo tempo, promove uma política de favorecimento aos mais fortes e aos grandes capital para a manutenção e aumento dos seus lucros. Também em Portugal os sucessivos governos têm prosseguido uma política de direita de baixos salários e pensões, de desinvestimento nos serviços públicos e funções sociais do estado, de ataque à segurança social.

Uma política submetida às imposições e orientações da União Europeia e que os trabalhadores portugueses têm dado combates, com a luta nas empresas e locais de trabalho pelas suas reivindicações concretas de aumento geral e significativo dos salários, de redução dos horários de trabalho e fim à sua desregulação, de direito ao trabalho com direitos, pela defesa dos serviços públicos, consagrados na Constituição da República Portuguesa, por uma política que valorize quem trabalha e trabalhou toda uma vida.

A CGTP-IN desejou aos trabalhadores belgas e às suas centrais sindicais o maior sucesso para esta importante jornada de luta, certos que este é mais um importante momento de afirmação da unidade, de construção de uma resposta aos anseios e interesses dos trabalhadores e rejeição das  medidas anti-sociais do actual governo.

INT/CGTP-IN
31.03.2025