O CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal vai avançar com uma iniciativa legislativa de cidadãos pelo encerramento do comércio aos domingos e feriados e pela redução do período de funcionamento das lojas até às 22h.

Nos últimos 30 anos, com as sucessivas alterações legislativas, normalizou-se a abertura do comércio aos domingos e feriados, assim como se permitiu o alargamento dos períodos de funcionamento até às 24h, beneficiando apenas e unicamente as grandes empresas do comércio.

O descanso ao domingo e feriado são uma conquista histórica dos trabalhadores do comércio, uma conquista do direito ao desenvolvimento das suas relações sociais e familiares.

O bem-estar dos trabalhadores tem que existir dentro e fora do seu local de trabalho, com horários dignos e com condições de vida e de trabalho!

Por estas razões o CESP vai avançar com uma iniciativa legislativa de cidadãos, com a apresentação da alteração da lei, que limita o período de funcionamento das 6h às 22h, de segunda a sábado, e o encerramento aos domingos e feriados.

Fonte: CESP