No seguimento da calendarização das reuniões do RC para as diferentes carreiras, teve lugar no passado dia 18 uma reunião sobre a Carreira Comercial.

Ainda sem resposta do governo sobre a verba disponível para negociação do Regulamento de Carreiras a proposta da empresa continua a demonstrar uma opção de uma óptica economicista de redução de trabalhadores e serviços que contrasta com mais funções e baixos salários aos que por cá ficam.

Continuamos a defender que a Carreira Comercial deve existir uma separação clara das estações da dos comboios, nas funções dos trabalhadores e no serviço prestado, continuando a garantir a opção através de concursos internos a passagem a todos para as diferentes categorias nesta carreira profissional. Infelizmente a empresa continua em via única como se reflecte na proposta apresentada. 

O SNTSF/FECTRANS, valoriza a eliminação da categoria de Assistente Comercial, dando a possibilidade aos trabalhadores de poderem optar por continuar na mesma categoria ou passarem para a nova (Operador Comercial e Suporte ao Cliente) agora proposta, mas entendemos que em ambas soluções deve existir uma valorização profissional e salarial para todos, mesmo para os trabalhadores que já exerciam funções de categoria superior e que agora poderão ter oportunidade de serem reconhecidos.

O SNTSF/FECTRANS está a recolher opiniões dos trabalhadores da Carreira Comercial sobre a proposta e fará chegar à empresa a nossa contraproposta. Reafirmámos que não pode continuar a existir cedências apenas do lado dos trabalhadores.

Leia aqui todo o comunicado do SNTSF/FECTRANS ----->>>>>

Urbano CP