O Grupo Ibersol, que detêm as marcas da restauração KFC, Pans, Pizza Hut, Taco Bell e outras, obteve um volume de negócios de 418,2M€ e lucros de 73,7M€ em 2023, mas não deu aumentos salariais aos trabalhadores, apenas atualizou os salários para o valor do Salário Mínimo Nacional.

O sindicato solicitou uma reunião à empresa, mas esta recusou e remeteu as negociações para a AHRESP. Face à situação, o sindicato requereu uma reunião no Ministério do Trabalho que teve lugar hoje, mas a empresa manteve a sua posição.

A AHRESP tem toda a contratação coletiva bloqueada e, por isso, está marcada uma greve e concentração de protesto para dia 27 de maio.

Mas os problemas dos trabalhadores da Ibersol não é só os salários. O sindicato reclama também um aumento no subsídio de alimentação para 150€, atualização do valor pago aos distribuidores da Pizza Hut por entrega para 1,90€, pagamento do abono de falhas, redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, horários estáveis e folgas periódicas ao fim de semana, 25 dias úteis de férias, pagamento dos feriados com 200%, progressão na carreira pois há trabalhadores que não progridem há mais de 15 anos, etc.

Contudo, a Ibersol recusou liminarmente todas as propostas sindicais.

O sindicato vai contactar os trabalhadores nos locais de trabalho para decidir outras formas de luta, mas, desde já, apela aos trabalhadores para aderirem à greve convocada pela FESAHT para dia 27 do corrente contra bloqueamento da contratação coletiva, por melhores salários e condições de trabalho e na defesa dos direitos.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte

Ibersol teve lucros