Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN, vai estar segunda-feira, 27 de Maio, pelas 10:30 horas, na concentração de trabalhadores da cantina e refeitórios, alojamento e restauração, junto à principal associação patronal do sector (AHRESP), sita na Avenida Duque de Avila, nº 75, em Lisboa.

Os trabalhadores que estarão em greve neste dia, por um período de 24 horas, em luta pelo desbloqueamento da contratação colectiva destes três subsectores tão importantes.

TRABALHADORES DAS CANTINAS ESCOLARES DE CASCAIS ADEREM EM FORÇA À GREVE DAS CANTINAS E REFEITÓRIOS, ALOJAMENTO E RESTAURAÇÃO!

Face ao bloqueio negocial da associação patronal AHRESP do contrato coletivo de trabalho das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições, e bares concessionados (CCT), os trabalhadores das cantinas escolares de Cascais aderem à Greve Nacional convocada pela FESAHT.

Estamos em luta por:

- Negociação do Contrato Colectivo das Cantinas! - Aumento salariais dignos e justos para todos os trabalhadores! - Criação de um regime de diuturnidades para valorizar os trabalhadores mais antigos no valor de 25€ por cada 4 anos de trabalho! - 25 dias de férias para todos os trabalhadores! - Por Contratos de Trabalho estáveis e horários de trabalho completos; - Pelo respeito e cumprimento das categorias profissionais! - Por quadros de pessoal completos nas unidades escolares! - Pela defesa dos direitos dos trabalhadores e contra os retrocessos sociais!

NÃO ACEITAMOS A RETIRADA DE DIREITOS! Há vários anos que as empresas e a associação patronal, insistem na retirada de direitos dos trabalhadores em troca de propostas de aumentos miseráveis, ou seja, querem acabar com os direitos dos trabalhadores a troco de tostões, mas os Sindicatos não aceitam a perda de direitos. Em 2024, somam-se 21 anos em que a associação patronal AHRESP recusa negociar seriamente o Contrato Colectivo das Cantinas (CCT). É tempo de valorizar estes trabalhadores!

PRÉ-CONCENTRAÇÕES

DIA 27 DE MAIO

• Trabalhadores dos Refeitorios e Cantinas do concelho de Cascais - 08H30- Câmara Municipal de Cascais(entrada principal) (Praça 5 de Outubro, nº 1 250-320 Cascais)

• Trabalhadores Restauração da Brisa Áreas de Serviço de Santarém - 07H00 – Área de Serviço de Santarém(autoestrada A1) (sentido norte-sul)

De seguida os trabalhadores juntam-se à Concentração Nacional convocada pela FESAHT, em Lisboa, na Sede da Associação Patronal AHRESP

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE HOTELARIA, TURISMO, RESTAURANTES E SIMILARES DO SUL