Os Trabalhadores das conservas de peixe, de norte a sul do país, estarão em greve no próximo dia 2 de agosto de 2024.

Para o assinalar, a FESAHT organizará duas concentrações de trabalhadores, onde denunciará,
presencialmente, os motivos da greve, assim como o balanço da luta dos Trabalhadores, a saber:

➢ Na Figueira da Foz, em frente à fábrica da COFISA, a partir das 10:00h; ➢ Em Peniche, em frente à fábrica da ESIP, a partir das 10:00h.

Lembramos que a marcação desta greve resultou da campanha de contacto promovida entre 20 e 27 de junho, em todo o território nacional, que envolveu todos os Trabalhadores de todas as empresas de conservas de peixe, em todo o território nacional.

Durante essa Campanha de contacto, que a FESAHT fez coincidir com a semana de Ação, esclarecimento e luta da CGTP-IN, entre 20 e 27 de junho, os sindicatos da FESAHT efetivaram mais de 20 ações de contacto e esclarecimento, em 18 locais diferentes, de norte a sul do país, contactando com mais de 4300 Trabalhadores.

A luta é despoletada pela necessidade de oposição à proposta dos patrões que assenta de redução de direitos, exigindo a aplicação de banco de horas, o alargamento dos limites da jornada de trabalho diária, a imposição de mais tarefas pelo mesmo salário mínimo nacional, o embaratecimento da indemnização por despedimento ilícito, o aumento do período de experiência para seis meses, e outras…

Fonte: FESAHT.

Greve nacional dos trabalhadores das conservas de peixe