Com as recentes medidas de «aumentos salariais», a administração da Stellantis&You mais não visa do que dividir e discriminar, acusa a Comissão Intersindical na empresa, exigindo justiça e uma melhor distribuição da riqueza.
A estrutura do SITE CSRA e do SITE Sul critica, num comunicado em distribuição, os responsáveis patronais, que vieram distinguir entre trabalhadores «produtivos» e «improdutivos», como se uns fossem parte do todo e outros não, como se uns fossem filhos e outros enteados.
Nada há, pela parte da Comissão Intersindical, contra a melhoria dos salários mais baixos.
No entanto, verifica-se um congelamento dos salários médios (nível onde se encontram 53% dos trabalhadores no activo, mais de 200). Por outro lado, cerca de 33% dos trabalhadores auferem salários-base abaixo de mil euros.
Isto acontece, como se assinala no comunicado, numa empresa com crescentes lucros.
A PSA Retail apresentou resultados líquidos, em 2022, no valor de 1.368.235 euros.
Em 2023, já com a denominação de Stellantis&You, os resultados líquidos subiram para 1.489.409 euros, mesmo com um número médio de trabalhadores superior, em cerca de 100 pessoas.
No entanto, tais valores em nada se reflectiram numa urgente e necessária melhoria dos salários, num momento em que os trabalhadores se confrontam com cada vez maiores dificuldades.
A Comissão Intersindical recorda ainda que, nas «actualizações salariais» dos últimos anos, não tem sido aplicado o princípio básico da retroactividade a Janeiro, o que retirou aos trabalhadores uma grande parte do valor que é seu por direito.
Fonte: FIEQUIMETAL