1ª sessão negocial do ACT da MEO SA e outras empresas da Altice - 17 de Janeiro de 2025

 

Realizou-se no passado dia 17 de Janeiro a primeira sessão das negociações do ACT para 2025.

Enquanto os Sindicatos estavam na mesa negocial, a CEO estava no Showroom (a 50 metros de distância) a participar numa acção de propaganda com a Federação Portuguesa de Futebol (TROPHY TOUR). É preciso estabelecer prioridades!

Na reunião foi abordado o protocolo negocial, tendo ficado já pré-agendadas as duas próximas reuniões (dia 23/1 e dia 30/1).

O STT, em conjunto com o SINTTAV e o SNTCT, apresentou no final de 2024 um Caderno Reivindicativo para 2025 com o objectivo de melhorar o poder de compra dos trabalhadores, com aumentos salariais justos para todos e valorização das carreiras/categorias.

A Altice Portugal apresentou uma proposta "miserabilista" com o seguinte conteúdo:

• Alargar o âmbito do ACT à MEO Energia (abrange 10 trabalhadores);

• Fixar o vencimento mínimo em 915 euros (valor do salário mínimo na Madeira);

• Alterar a tabela salarial de remunerações mínimas somente nos salários mais baixos com as seguintes actualizações:

I. Categoria de Técnico em todos os níveis (mais 46 euros, abrangendo somente 2 trabalhadores);

II. Categoria Técnico Especialista nos primeiros 4 níveis (mais 46 euros, mas no nível 4 o aumento proposto é 70 cêntimos);

III. Categoria Técnico Superior só no 1º nível (+22 euros);

Embora os aumentos abranjam 11 níveis da tabela de remunerações mínimas, somente 180 trabalhadores são abrangidos. Para mais de 6000 trabalhadores salários congelados.

• Incremento de 60 cêntimos/dia no subsídio de refeição (somente com direito a pagamento nos dias em que esteja ao serviço e trabalhe pelo menos 3 horas);

• Conceder mais 1 de dia férias a quem tem antiguidade superior a 20 anos;

• Garantir 550 movimentos de evolução profissional em 2025.

Perante esta proposta da empresa que se opõe aos mais básicos preceitos morais e à boa fé negocial, os Sindicatos e os Trabalhadores têm de fazer ouvir a sua indignação.

O STT espera que na próxima reunião negocial a empresa apresente uma proposta mais séria que sirva para iniciar o processo negocial de forma respeitosa e construtiva.

O STT irá transmitindo informações actualizadas sobre este processo negocial à medida que o mesmo se desenrole e que tal se justifique.

Fonte: STT