A BRISA APRESENTOU PROPOSTAS INACEITÁVEIS PARA OS TRABALHADORES — TEMOS DE IR À LUTA!
Perante a pressão do Sindicato, a empresa admitiu incluir algumas categorias na valorização das carreiras – como os Oficiais de Eletricidade e Eletrónica e os Escriturários – mas continua a excluir os Administrativos Operacionais. Não podemos aceitar!
Na última reunião, a Brisa propôs um aumento de 130€, a ocorrer ao longo de três anos para as carreiras, e uma actualização geral da tabela de apenas 2,3%.
Na última reunião com a Brisa, o CESP voltou a exigir uma valorização real das carreiras e uma actualização salarial que faça frente à perda de poder de compra e à diferença perdida para o salário mínimo nacional.
A EMPRESA PROPÕE DAR MIGALHAS – MAS A VALORIZAÇÃO TEM DE SER SÉRIA E PARA TODOS!
Em 2024, ano em que a Brisa teve lucros de 325 milhões de euros, os maiores de sempre, estas propostas são um insulto aos trabalhadores que garantem o funcionamento diário da empresa!
O CESP PROPÔS UMA VALORIZAÇÃO DAS CARREIRAS DE 335€, CONSIDERANDO A APROXIMAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO DESDE 2014.
Com esta atitude, a Brisa não só desvaloriza o esforço de quem trabalha, como aprofunda o fosso entre os lucros milionários da empresa e os nossos salários estagnados!
NÃO PODEMOS PERMITIR!
Não aceitamos a pretensão da empresa de alterar os descritivos funcionais dos portageiros, agravando a polivalência e até criando confusão sobre as funções dos operadores principais.
Exigimos a passagem imediata dos operadores de patrulhamento e dos ajudantes de obra civil a oficiais. Sabemos e os trabalhadores também sabem que a empresa tem todas as condições para resolver esta situação já!
É urgente avançar com plenários de trabalhadores por todo o país, para discutirmos, juntos, as próximas formas de luta!
Sabemos que não será com apelos ao bom senso da empresa que conseguiremos avanços reais. Teremos de estar unidos e organizados para a luta, junto do nosso Sindicato, o CESP!
Não vamos mendigar a valorização das carreiras e a recuperação dos salários: VAMOS CONQUISTÁ-LAS, JUNTOS!