As organizações sindicais (FECTRANS/STRUP; STTM; SINDEM; SITRA e SITESE) procederam, hoje, à assinatura do acordo aprovado por larga maioria no Plenário no dia 24 do corrente mês.
Cerimónia simples, mas com a assunção de compromissos de acompanhamento, sobre as matérias que estarão em negociação neste último trimestre de 2025.
Após a assinatura do protocolo negocial, o AE seguirá para publicação integral, tendo em conta as matérias importantes acordadas, desde logo as 37h30 como tempo máximo de trabalho, garantindo os horários mais reduzidos no subsolo, bem como o aumento do subsídio refeição para 12 € a partir de Novembro, e de 11€ até esse momento.
A consolidação integral do documento, também vai colocar a vigência até 31 Dezembro de 2030, vincando assim este acordo.
Fomos informados pela empresa, que outra organização que não consta desta informação, manifestou interesse em subscrever o nosso acordo, situação que concordamos para que não exista discriminação de trabalhadores.
Assim, encerramos este capítulo de negociação do AE I de 2025, com ganhos efectivos para todos os trabalhadores, sem retirada de quaisquer direitos.
Torna-se também claro, que obviamente que não alinharemos em manobras divisionistas de quem quer que seja, porque quem perderá sempre são os trabalhadores de uma forma geral.
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, sabem, como sempre souberam, quem os defende verdadeiramente, acreditando que seremos a vanguarda de garantia dos seus direitos.
Comunicado completo AQUI