União dos Sindicatos do Algarve/ CGTP-IN realizou reunião extraordinária da Direção para preparação da Greve Geral de dia 11 de dezembro

A USAL/ CGTP-IN realizou, no dia 19 de novembro de 2025, uma reunião extraordinária da sua Direção, para preparar na região, a Greve Geral do dia 11 de dezembro.

Perante a apresentação de um anteprojeto de alterações à legislação laboral que, a ser concretizado, representaria mais um ataque aos direitos dos trabalhadores e suas famílias e um total retrocesso social, a CGTP-IN decidiu dar continuidade à luta, convocando uma Greve Geral.

O governo do PSD/ CDS, com o apoio do Chega e Iniciativa Liberal, pretende promover mudanças significativas no Código do Trabalho que visam a facilitação dos despedimentos, uma maior desregulação dos horários de trabalho, a aniquilação da contratação coletiva, a perpetuação dos baixos salários e da precariedade, ataques aos direitos da Parentalidade, ao direito constitucional à greve e impedimentos à atividade sindical, prejudicando os trabalhadores e beneficiando o grande patronato.

A direção da USAL rejeita, liminarmente, este pacote laboral e exige que o governo implemente políticas que valorizem os trabalhadores, as suas carreiras, que promovam a segurança laboral, principalmente nos jovens, que aumentem os salários e alarguem os direitos de quem trabalha, que regulem os horários, acabem com a caducidade da contratação coletiva e reintroduzam o princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador.

As várias estruturas sindicais, que representam os trabalhadores da região, deram a conhecer os seus planos de trabalho e delinearam as orientações gerais e a organização da greve geral, sublinharam a importância de intensificar a ação sindical nas empresas e locais de trabalho, constituíram equipas de trabalho para as diversas tarefas e definiram objetivos estratégicos para o êxito desta grande jornada de luta dos trabalhadores do Algarve.

Destacou-se a necessidade de esclarecer os trabalhadores e demais população, para a possibilidade de manipulação política e/ou mediática nas vésperas da Greve Geral, reforçando que esta manter-se-á de pé, a não ser que o governo faça cair toda a proposta de pacote laboral.

Decidiu-se, também, a realização de uma concentração de trabalhadores, no dia 11 de dezembro (GREVE GERAL), às 11h30, junto à CCDR Algarve, convocando a comunicação social para uma conferência de imprensa, às 12h00.

A direção da USAL reafirmou o seu compromisso para com os trabalhadores do Algarve, na defesa dos seus direitos e na luta pela melhoria das suas condições de trabalho e de vida, a exigência de mais e melhores serviços públicos e a consagração efetiva do direito à habitação.

E apela à participação de TODOS os trabalhadores na GREVE GERAL do dia 11 de dezembro, para derrotar este pacote laboral, assim como à compreensão e solidariedade das populações algarvias para com esta justa luta.

Está nas mãos de todos nós construir um país melhor e abrir espaço à esperança no futuro!

Fonte: União dos Sindicatos do Algarve