Professor catedrático do King's College de Londres, foi desde a sua juventude um destacado intelectual anti-fascista, sempre ligado às causas e lutas dos trabalhadores. Ainda muito recentemente dirigia e participava em actividades em prol da emigração portuguesa, designadamente, junto dos sindicatos britânicos, sempre em estreita ligação à CGTP-IN.

FALECEU LUÍS DE SOUSA REBELO

Faleceu ontem, aos 87 anos, em S. João do Estoril, Luís de Sousa Rebelo, professor catedrático do King's College de Londres.

Luís de Sousa Rebelo foi leitor do Departamento de Português do King's College, em Londres, desde 1956, tendo-se reformado em 1987 como Leitor Emérito. Desde então, passou a supervisionar as pós-graduações, tendo-se tornado professor catedrático convidado em 1993.

Luís Rebelo contribuiu enormemente para o estudo e compreensão da cultura portuguesa no nosso país e no Reino Unido.

Foi, além de mais, desde a sua juventude, um destacado intelectual anti-fascista, sempre ligado, até à sua morte, às causas e lutas dos trabalhadores.

Ainda no tempo da ditadura fascista, criou e dinamizou, em Londres, diversas associações de emigrantes portugueses, tendo sido um dedicado defensor dos seus direitos e interesses.

Ainda muito recentemente, dirigia e participava em actividades em prol da emigração portuguesa, designadamente junto dos sindicatos britânicos, sempre em estreita ligação à CGTP-IN.

Manifestando à família os mais sentido pêsames, a CGTP-IN quer, neste momento, saudar a memória desta grande figura da cultura portuguesa, sempre solidária com as lutas dos trabalhadores.

O corpo do professor Luís de Sousa Rebelo será velado hoje a partir das 17H30, na Igreja de S. Pedro e S. João, em S. João do Estoril, de onde sairá o funeral amanhã, às 14H00,  para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa, onde será cremado.