A CGTP-IN enviou uma saudação à CUT-Chile pela greve geral no dia 3 de Abril. Em causa está o respeito pelos compromissos do governo com os trabalhadores chilenos de melhoria das condições de vida e trabalho.
Os trabalhadores Chilenos reivindicam o direito à negociação coletiva, o aumento e a valorização salarial, o fim da perseguição a dirigentes sindicais e a implementação da jornada laboral de 40 horas semanais no setor público. Exigem ainda o reforço dos serviços públicos, a melhoria do sistema de pensões, bem como políticas que garantam o direito à habitação e a segurança das populações.
Os trabalhadores do Chile exigem que se assumam, de forma clara, decisões políticas firmes que respondam aos interesses dos trabalhadores e a uma maior justiça social, com a criação de medidas que obriguem os setores mais ricos a contribuir de forma equitativa para os cofres públicos, de modo a evitar que os trabalhadores sejam os principais afetados por eventuais ajustes orçamentais.
A CGTP-IN reafirmou à CUT Chile a solidariedade dos trabalhadores Portugueses e o empenho na luta pela melhoria das condições de vida e de trabalho, na construção de um mundo de paz e solidariedade.
INT/02.04.2025
Solidariedade e Paz
CGTP-IN saúda os trabalhadores chilenos pela greve geral de 3 de Abril
- Details