No dia em que realizam a Jornada Mundial do Trabalho Digno, a CGTP-IN renova a sua disponibilidade para manter as relações de amizade e cooperação com a Confederação Sindical Internacional (CSI) e às organizações nela filiada, em defesa dos direitos dos trabalhadores, da melhoria das suas condições de vida e de trabalho e da valorização do trabalho e dos trabalhadores.
Num contexto mundial em que os direitos dos trabalhadores estão sob ataque, com o capital e as grandes empresas a atacar salários, a desregular horários e a impor ritmos desumanos, a promover a individualização das relações de trabalho, a utilizar o desenvolvimento cientifico-técnico a favor dos lucros e da exploração de quem trabalha, quando cada vez mais é atacada a liberdade sindical e o direito de greve, o trabalho digno é um objetivo de todos.
A organização e luta dos trabalhadores, em torno das suas reivindicações concretas e a partir dos seus locais de trabalho, tem provado ser o elemento essencial para conquistar a melhoria das condições de vida e de trabalho. Quando se desenvolvem perigosas derivas reacionárias, a promoção da guerra e da corrida aos armamentos, a promoção de forças fascistas e de extrema-direita, é a acção dos trabalhadoresque constrói um rumo de esperança e confiança num futuro melhor.
É com uma imensa confiança na acção dos trabalhadores e na sua luta que em Portugal desenvolvemos uma intensa mobilização contra as propostas de alteração da legislação laboral que o governo pretende implementar, com o apoio da extrema-direita e de partido liberais, tentando promover a precariedade e a facilitação dos despedimentos, aumentar o tempo de trabalho, atacar os direitos de maternidade e paternidade, a contratação colectiva e o direito à greve. Nesse sentido levaremos em curso uma Acção Geral nas Empresas e nas Ruas contra o Pacote Laboral que terá um momento de convergência na Marcha Nacional no dia 8 de Novembro em Lisboa, um passo importante num processo de luta exigente, urgente e prolongado.
São os trabalhadores que produzem a riqueza e que com a sua força e luta transformam o mundo. É com uma profunda convicção dessa capacidade transformadora que continuaremos a desenvolver a nossa luta, também como expressão de solidariedade com todos os que lutam em todo o mundo, por uma vida melhor e um mundo de progresso e justiça social e de paz.
INT/CGTP-IN
08.10.2025
Solidariedade e Paz
Jornada Mundial do Trabalho Digno
- Details