– Rua do Carmo/Largo de Camões, Lisboa
A CGTP-IN subscreveu, em conjunto com o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e outras organizações de defesa da solidariedade e da paz, uma tomada de posição relativamente às ameaças de uma intervenção militar externa no Médio Oriente, num contexto em que os EUA e a UE, com os seus aliados da NATO, da Turquia, de Israel e de alguns países árabes, promovem uma escalada de conflito, ingerência e agressão à Síria, bem como permanentes ameaças de intervenção militar contra o Irão.
Persistem e surgem novos conflitos, ingerências, bloqueios, ocupações e agressões militares, provocados ou estimulados por potências imperialistas, lideradas pelos EUA e envolvendo vários aliados europeus, frequentemente a coberto de decisões da NATO que atentam contra o direito internacional, com ou sem cobertura das Nações Unidas. São os casos da Palestina, Iraque, Líbano, Síria, Afeganistão, Líbia ou do Sahara Ocidental e de vários países de outros continentes.
A CGTP-IN vê com grande preocupação a continuação da política de violência e de guerra no Médio Oriente.
Assim, a CGTP-IN apela a todo o Movimento Sindical para que participe na arruada que se realizará no próximo dia 13 de março, pelas 18H00 (da Rua do Carmo - frente aos Armazéns do Chiado - até ao Largo de Camões), sob o lema “Pela Paz! Contra uma nova Guerra no Médio Oriente”, bem como à subscrição pelas Uniões, Federações e Sindicatos da referida tomada de posição.