such 1Os trabalhadores do SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais) do Algarve estarão em greve amanhã, dia 5 de Janeiro. Os trabalhadores exigem que a empresa atenda às suas reivindicações, que até agora foram completamente ignoradas.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve, a greve acontece pós a assinatura do Acordo de Empresa no dia 7 de Junho de 2016; após uma reunião no dia 22 de Agosto de 2016, em que o Sindicato colocou os problemas e exigências dos trabalhadores à empresa; após o pedido de reunião da Federação (FESAHT) até agora ignorado; após a empresa ter remetido a resolução de um conjunto de problemas para o passado mês de Outubro de 2016, sem que até ao momento nada tenha feito para os resolver; após anos de roubos nos salários e direitos.

Os trabalhadores reivindicam a contratação dos trabalhadores em falta nos serviços; o aumento de 4% dos salários, com um mínimo de 40€; 25 dias úteis de férias para todos; a redução do horário de trabalho para as 35 horas de semanais; a atribuição das categorias conforme as tarefas que os trabalhadores realmente desempenham e respectiva retribuição; o respeito pelo regime de folgas estipulado no Acordo de Empresa; o fardamento adequado e em número suficiente; a instalação de um sistema de ar-condicionado no bar do Hospital de Lagos, de acordo com a vontade expressa pelos trabalhadores e utentes num abaixo-assinado entregue à empresa no dia 21 de Julho de 2016 e que, até agora, não foi atendido; a atribuição do abono de falhas para os trabalhadores da caixa; a disponibilização de todos os recibos de vencimento no sítio Intranet do SUCH; luvas térmicas e panos adequados para limpeza; o pagamento dos dias feriados e horas nocturnas do mês de Outubro de 2016.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve