corkA administração da Amorim-Unidade Equipar, em Coruche, pretende introduzir a laboração contínua, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia, já a partir do mês de Fevereiro. O STCCMCS - Sindicato da Cerâmica, Construção e Cortiças do Sul solicitou uma reunião urgente à empresa para amanhã, 26 de Janeiro, e iniciou de imediato a realização de plenários com os trabalhadores. O primeiro ocorreu às 00h00 horas de hoje, quinta-feira, e outros vão decorrer nos diversos turnos, ao longo do dia.

“Os trabalhadores podem e devem opor-se por escrito” apela o sindicato, num comunicado onde esclarece que esse é um direito que decorre da lei.

Segundo o sindicato, a empresa está a tentar aliciar os trabalhadores através de uma pretensa promessa “de menos dias de trabalho”, e da atribuição “de um prémio de penosidade, a título de reconhecimento da empresa pela disponibilidade”. O que a empresa não diz é que a carga horária de trabalho mensal vai aumentar – “logo, será trabalhar mais por menos dinheiro” denuncia a organização sindical.

“A organização e alteração dos tempos de trabalho e de descanso devem ser feitos de acordo com o interesse do trabalhador, para além dos interesses de produção”, afirma o sindicato, que chama a atenção para as implicações que esta alteração teria, quer na conciliação do trabalho com a vida familiar e pessoal, quer em complicações graves para a saúde de cada trabalhador.

FONTE: STCCMCS - Sindicato da Cerâmica, Construção e Cortiças do Sul

LER COMUNICADO AOS TRABALHADORES