unicerOs trabalhadores da UNICER, no Porto, realizaram uma greve de 2 horas por turno, de 3 a 5 de Novembro de 2014, pela reintegração de 1 trabalhador da empresa que tinha sido despedido ilegalmente - a UNICER alegou a extinção do posto de trabalho. No entanto, para o lugar desse trabalhador, a UNICER contratou, através de uma empresa de trabalho temporário, um outro trabalhador para exercer as mesmas funções daquele que havia sido despedido por alegada extinção do posto de trabalho. Após actuação do SINTAB (uma luta intensa que envolveu concentrações junto à Embaixada da Dinamarca e do Ministério da Economia), houve um parecer da ACT que deu razão aos trabalhadores para que estes fossem reintegrados nos quadros da empresa.

Os trabalhadores e o seu sindicato, vêem agora reconhecidos os seus direitos, na assinatura de contratos efectivos com a UNICER, no passado dia 24 de Março de 2015.

Fonte: SINTAB - Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústria de Alimentação Bebidas e Tabacos de Portugal