FerroviariosHoje de manhã, em reunião conjunta, sindicatos e comissões de trabalhadores do sector ferroviário decidiram um conjunto de acções e iniciativas, a levar a efeito no mês de Abril, que incluem uma greve nacional do sector ferroviário, dia 16 de Abril, dia do 40º aniversário da publicação do decreto da nacionalização da CP. Outras iniciativas aprovadas foram entregar aos grupos parlamentares um dossier sobre o sector ferroviário, desenvolver uma campanha de esclarecimento, com plenários, contactos e reuniões, com os trabalhadores das empresas do sector, realizar uma acção de protesto no dia 14 de Abril, pelas 15 horas, junto ao local da reunião (Instituto Superior Técnico) da Conferência da União Internacional dos Caminhos de Ferro e projectar um filme, com base na realidade da privatização dos caminhos de ferro no Reino Unido, dia 20 de Abril, às 18 horas, no auditório do Metropolitano de Lisboa, na estação de Alto dos Moinhos.
Os trabalhadores estão contra a liquidação/privatização da EMEF e da CP-Carga, a destruição da REFER na fusão com as Estradas de Portugal, a entrega a privados dos serviços lucrativos da CP e o roubo das concessões de transporte aos ferroviários do activo e reformados.
FONTE: FECTRANS