As trabalhadoras dos serviços de andares e limpeza do Clube Praia da Oura, do grupo MGM Muthu Hotels, decidiram fazer greve no próximo dia 22 para exigirem a melhoria das condições de trabalho e a conversão dos vínculos precários das trabalhadoras que exercem funções de carácter permanente em contratos de trabalho sem termo.

Em Agosto as trabalhadoras decidiram desconvocar a greve que esteve marcada para esse mês porque, para além dos aumentos salariais, a empresa acordou em avaliar em Setembro a situação das trabalhadoras com vínculos precários com o objectivo de passar ao quadro de efectivos aquelas que ocupam postos de trabalho que respondem a necessidades permanentes da empresa. Acontece que a empresa agora não quer cumprir o que ficou acordado em relação à precariedade e, ainda mais grave do que isso, na última reunião que se realizou no passado dia 7 os representantes patronais anunciaram que no final de Outubro iriam encerrar alguns hotéis e despedir 141 trabalhadores e no final de Novembro iria despedir mais trabalhadores.

Numa altura em que os resultados do turismo batem todos os recordes é inaceitável a forma como o patronato do sector continua a tratar os trabalhadores, mantendo altos níveis de precariedade no sector para baixar salários e usar e abusar dos trabalhadores na época alta para depois os empurrar para longos períodos de desemprego.

Infelizmente esta é uma realidade que afecta milhares de trabalhadores deste sector na região à qual o Governo tem que dar resposta urgente com medidas concretas que combatam os níveis escandalosos de precariedade no sector, nomeadamente reforçando a capacidade fiscalizadora da Autoridade para as Condições do Trabalho e adoptando medidas que desincentivem o encerramento das unidades hoteleiras na época baixa.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve valoriza a disponibilidade demonstrada pelas trabalhadoras para prosseguirem a luta contra a precariedade existente na empresa e apela uma forte participação na greve do próximo dia 22 e à continuação da luta até que haja uma resposta positiva da administração.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve