A direcção da Kemet acabou por dar informações mais claras sobre o plano de contingência e tomou medidas de prevenção e protecção da saúde dos trabalhadores da fábrica em Évora, refere o SIESI, num comunicado em que valoriza os resultados da acção organizada, incluindo a defesa dos dias de férias.
Os espaços estão mais arejados, há agora uma sala de isolamento mais adequada, é feita uma distribuição diária de máscaras, existe mais desinfectante em todas as áreas e alguns trabalhadores com situações de risco passaram a estar em isolamento de prevenção.
A direcção da Kemet confirmou ao SIESI que não irá descontar os dias de férias aos trabalhadores em isolamento ou quarentena. O sindicato lembra que, a acontecer, isto seria ilegal e iria dar origem à sua intervenção. Mesmo assim, alerta que trabalhadores nesta situação devem estar atentos e não permitir que o seu direito a férias seja posto em causa.
O SIESI entende que a direcção da Kemet tem todas as condições para apoiar os trabalhadores, nesta fase difícil, principalmente assegurando que os seus rendimentos não são afectados.
O SIESI valoriza os passos dados e apela aos trabalhadores para permanecerem vigilantes, realçando que o aumento da sindicalização e da organização permite mais intervenção e uma resposta mais rápida e eficaz às situações que possam surgir.
Os trabalhadores da Kemet estiveram atentos na defesa dos seus direitos e na protecção da sua saúde e, em tempo útil, contactaram o SIESI, que começou por desenvolver contactos com a direcção da Kemet.
Depois, devido à ausência de resposta, iniciou contactos com outras entidades nomeadamente, o Delegado de Saúde Regional e a ACT, e denunciou as más práticas da direcção da Kemet à comunicação social e ao Governo.
FONTE: FIEQUIMETAL