FpublicaNo próximo dia 7 de Outubro, pelas 11:00 horas, junto ao Ministério da Saúde, irá decorrer uma concentração de dirigentes e delegados sindicais, para exigir a entrega para negociação, à Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, da proposta de criação da carreira de Técnico Auxiliar de Saúde.

Aquando da reunião realizada com a anterior Secretária de Estado da Saúde, em 27 de Julho passado, foi assumido o compromisso de envio a esta Federação de uma proposta de carreira para os Técnicos Auxiliares de Saúde (TAS), bem como a apresentação de um calendário negocial.

Esta proposta que há muito esta Federação reivindica, visa resolver uma situação gravosa e discriminatória para milhares de trabalhadores da saúde, cujas competências e conteúdos funcionais e profissionais são basilares no processo de saúde.

Apesar da alteração existente no elenco governamental e mais propriamente no Gabinete do Ministério, verificamos que por parte do Primeiro Ministro tem sido referido que as políticas e os compromissos eleitorais são para manter e desenvolver, considerando esta Federação que o compromisso assumido pela anterior Secretária de Estado relativamente à apresentação de uma proposta de carreira para os TAS e o calendário negocial, se enquadram perfeitamente neste contexto.

Daí a realização desta acção de luta e da perspectiva de poderem vir a ser realizadas outras acções que envolvam os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais