NA REUNIÃO DE CONCILIAÇÃO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO, A ATITUDE DA GESTÃO DA INTELCIA EMPURRA OS TRABALHADORES PARA A LUTA,

Na sequência da informação do SINTTAV, realizou-se no passado dia 20, a reunião de Conciliação na DGERT, entre esta entidade, o SINTTAV e a Intelcia, cujo resultado, face à atitude irresponsável da Gestão da empresa, resta-nos o caminho para a LUTA INEVITÁVEL.

A Delegação da INTELCIA, por "incapacidade" ou por "mando" de outrém, sem ser capaz de compreender o alcance positivo da Contratação Colectiva, manteve a mesma postura desde o início do Processo, ou seja, desde a resposta à nossa Proposta, cujos absurdos argumentos são os seguintes:

• Não estão disponíveis para negociar um Acordo de Empresa.

• Isso iria fragilizar a Intelcia face à concorrência.

O SINTTAV bem argumentou sobre as vantagens de um Acordo de Empresa, com o qual todos ganham:

• Ganha a Empresa, porque com regras claras, direitos e deveres de quem chefia e é chefiado, consagrados no AE e respeitados por todos, estabiliza-se a Paz Social na Empresa.

• Ganham os trabalhadores porque passam a ter os seus direitos laborais regulamentados.

• Ganha o Sindicato porque através do Acordo negociado, contribuiu para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e para a Paz Social na Empresa.

Mas por mais que o SINTTAV argumentasse das vantagens de um Acordo, a Delegação da Intelcia não conseguiu perceber o que é uma evidência, que só não vê quem não quer, mas como se costuma dizer, "os maiores cegos são os que não querem ver".

CAMINHOS A SEGUIR. Face à atitude "cega" da Delegação da Intelcia, que se percebe perfeitamente não estar à altura de discutir temas da importância da Contratação Colectiva, o SINTTAV transmitiu de forma muito clara que na Intelcia terá que existir um Acordo de Empresa, independentemente da vontade da Gestão, e para isso há três caminhos que são:

1°. Alargamento do âmbito da ACT da Altice. Se a Altice e a Intelcia aceitarem que esta empresa entre no âmbito da aplicação do ACT, este aplica-se aos seus trabalhadores e o problema da Contratação está resolvido.

2°. Negociação directa. Se a Intelcia aceitar começarmos conjuntamente a negociação da construção do AE, sendo este o outro caminho certo para a estabilidade social na empresa.

39. Recusa das duas soluções. Se a Intelcia fechar a porta aos dois caminhos, o que resta vai ser a LUTA inevitável, que assumirá as proporções e formas que em cada momento se considerarem mais ajustadas e quando a Gestão da Intelcia tiver os Call Centers e as Lojas em LUTA, depois perceberá os efeitos da sua incapacidade para resolver os problemas laborais através do diálogo.

NOVA REUNIÃO DE CONCILIAÇÃO. A Conciliação ficou suspensa até se concluir o processo negociai da Altice, para se saber se as duas empresas aceitam alargar o âmbito do ACT à Intelcia.

Se este caminho for recusado e a Gestão da Intelcia mantiver a sua "teimosia" de recusar iniciar o processo negociai directo com o SINTTAV, o nosso Sindicato irá analisar as propostas de formas de LUTA a realizar pelos trabalhadores da Intelcia, discutir as mesmas com estes para que as compreendam e possam dar os seus contributos através de sugestões, por forma a que a LUTA faça mais "moça" nos serviços e conjuntamente conseguirmos os objectivos, que fundamentalmente, entre outros, são os seguintes:

• Ter um Acordo de Empresa que regule e garanta todos os seus direitos laborais.

• Ter um sistema de carreiras digno, com evolução profissional regular.

• Ter um Salário digno, diferente e superior ao SMN (Salário Mínimo Nacional), porque se trata de trabalhadores qualificados.

• Ter salários actualizados todos os anos.

• Ter o Subsídio de Refeição Uniformizado e com valores dignos.

• Ter Diuturnidades periódicas.

• Ter o Subsídio de Línguas uniformizado e com valores dignos.

• Ter Pausas regulares, por exemplo 10 minutos, por cada hora de trabalho.

• Ter Abono para falhas aplicado a quem movimenta valores.

Para o SINTTAV está muito claro, que com a actual Gestão da Intelcia, isto só lá vai com LUTA, porque esta não tem capacidade nem vontade para resolver os problemas através do Diálogo.

Assim, a Gestão da Intelcia vai ter a resposta que as suas atitudes exigem.

Fonte: SINTTAV