GREVE DOS ENFERMEIROS DA HOSPITALIZAÇÃO PRIVADA 
ANÚNCIO PÚBLICO DA GREVE JUNTO AO HOSPITAL LUSÍADAS LISBOA

No dia 2 de Março, pelas 9 horas, junto ao Hospital dos Lusíadas em Lisboa, uma delegação do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses divulgará a Greve dos Enfermeiros da Hospitalização Privada, que decorrerá no dia 16 de Março.

Esta será a primeira greve dos enfermeiros que exercem funções nas instituições abrangidas pela Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP). Em causa estão:

As 35 horas semanais e a regulação dos horários de trabalho;
O acréscimo remuneratório mensal para quem trabalha por turnos;
O pagamento do regime de prevenção;
O aumento da compensação das chamadas horas penosas (trabalhadas em noites, fins-de-semana e feriados);
O aumento salarial em 10% para todos os enfermeiros e aumento do subsídio de refeição;
25 dias úteis de férias.

Já em Janeiro, mais de 800 enfermeiros a exercerem funções nos hospitais pertencentes aos grupos CUF, Luz e Lusíadas da área de Lisboa, subscreveram um abaixo-assinado com estas exigências entregue aos respectivos grupos privados.

Estas instituições estão abrangidas pelo Contrato Colectivo de Trabalho da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), a Carreira de Enfermagem aplicável nas 75 instituições privadas associadas na APHP.

Apesar deste sector nos últimos anos te tido um aumento exponencial dos lucros, a APHP, ao fim de 3 meses de negociações com o SEP continua a não aceitar nenhuma das propostas acima referidas.

Fonte: SEP