CP SÓ ONTEM DENUNCIOU CONTRATO DE CONCESSÃO DOS BARES DOS COMBOIOS

TRABALHADORES, DESESPERADOS, VÃO SUSPENDER OS CONTRATOS, MAS MANTÊM A LUTA

Realizou-se hoje uma reunião no Ministério do Trabalho, no Porto, para analisar a situação dos trabalhadores dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades que estão em luta há 16 dias consecutivos.

A CP esteve presente na reunião, informou que o contrato de concessão com a Apeadeiro 2020, Ld.ª foi denunciado ontem, que a empresa tem 10 dias úteis para se pronunciar e só depois a CP poderá resolver o contrato.

A FESAHT manifestou o seu desagrado pela demora na denúncia do contrato, lembrou que a administração da CP prometeu na reunião de 9 de fevereiro com os representantes dos trabalhadores, analisar urgentemente a situação e tomar medidas, que o Secretário de Estado das Infraestruturas prometeu no dia 1 de março a resolução do contrato e a abertura de um concurso urgente e que a situação dos trabalhadores seria clarificada num prazo de 30 dias.

A FESAHT questionou a CP sobre o futuro, se a CP ia assumir a gestão direta do serviço de refeições ou se iria fazer novo concurso, mas não obteve resposta.

O Comboios Alfa Pendular e Intercidades estão a circular sem serviço de refeições por culpa exclusiva da CP.

O serviço de refeições nos comboios de longo curso é essencial.

Quando há avarias ou outros incidentes na linha, os comboios ficam parados horas a fio.

A CP está a pôr em causa, de forma grave, a saúde e bem-estar dos utentes.

Os utentes estão a pagar um serviço que lhes é negado.

Os trabalhadores continuam a exigir que a CP assuma a gestão direta do serviço, assuma os contratos de trabalho, pague os salários em atraso e ponha o serviço a funcionar, pois é o que resulta da Lei e é a melhor forma de assegurar este serviço essencial dos comboios de longo curso e garantir os postos de trabalho.

Reunidos em plenário a seguir à reunião, os trabalhadores decidiram suspender os contratos de trabalho para poderem obter algum apoio social, mas continuar a luta e manter a vigila nas estações de Campanhã e Santa Apolónia.

Fonte:  FESAHT