Greve no snack bar Mundo do Café no centro comercial Forum AlgarveOs trabalhadores do Snack-Bar Mundo do Café, a funcionar no Centro Comercial Forum Algarve, em Faro, explorado pela Polar Internacional – Exploração de Restaurantes, S.A, estão hoje, dia 14, a cumprir um dia de greve. Com esta luta os trabalhadores protestam contra o assédio e repressão que se têm acentuado nas últimas semanas e para exigir respeito pelos seus direitos laborais e contratuais. O estabelecimento era para abrir portas às 8 horas o que só se veio a verificar às 14 horas com a entrada ao serviço da funcionária da tarde. Os restantes trabalhadores aderiram à greve o que resultou no encerramento do estabelecimento das 8 horas às 14 horas.

Nas últimas semanas os trabalhadores têm sido pressionados a assinar acordos para a resolução dos seus contratos de trabalho e outros já receberam cartas registadas da administração a comunicar a intenção de não renovação do contrato de trabalho ao mesmo tempo que a empresa está a fazer entrevistas e a contratar novos trabalhadores. O direito à segurança no emprego e ao trabalho encontram-se consagrados nos artigos 53º e 58º, respectivamente, da Constituição da República Portuguesa e têm de ser respeitados e cumpridos pelos patrões. Nesse sentido, o Sindicato já fez um pedido de intervenção à ACT para que esta autoridade reponha a legalidade, nomeadamente adopte os procedimentos necessários para garantir o vínculo sem termo aos trabalhadores que receberam a comunicação de não renovação do contrato, e aplique as devidas sanções.

Além disso, com esta luta os trabalhadores estão também a exigir melhores salários e condições de trabalho que lhes permita ter uma vida digna, bem como o pagamento de subsídios em atraso.

O Sindicato irá enviar um caderno reivindicativo e solicitar uma reunião à administração para negociar um acordo que responda às reivindicações e necessidades dos trabalhadores que precisam de um aumento salarial para facer face ao brutal aumento do custo de vida que se continua a verificar.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve expressa a sua total solidariedade com esta luta mais que justa e apela à sua continuação até que os objectivos sejam alcançados.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve