Hoje, 18 de julho, às 13h45, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estará na Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República para participar numa audição sobre a precariedade no ensino superior e na ciência.

Apesar das manobras de diversão da ministra e do governo sobre a proposta do mecanismo FCT Tenure, a revisão do Estatuto da Carreira de Investigação Científica (ECIC) e os Concursos Estímulo ao Emprego Científico (CEEC), não há uma resposta cabal e concreta, nem negociação sindical, no sentido de acabar com a precarização dos investigadores (com contrato, bolsa ou vínculo pontual), docentes (falsos convidados e outros vínculos), gestores e comunicadores de ciência e técnicos de investigação, nem mesmo no sentido de resolver o problema urgente dos muitos trabalhadores científicos que verão os seus contratos terminar em breve.

Assim, no dia 18 de julho a partir das 13 horas, diversas estruturas representativas do setor, incluindo a FENPROF, vão promover uma concentração de trabalhadores científicos, doutorados e não doutorados, contra a precariedade na ciência em frente à Assembleia da República, enquanto decorre a audição à Ministra Elvira Fortunato.

Fonte: FENPROF