Em solidariedade com os trabalhadores da loja do MY AUCHAN na Amadora, no dia 18 de Agosto vai realizar-se uma acção nacional de luta junto à sede das MY AUCHAN, em Lisboa, às 11h00 e, às 15h00, junto à loja da Amadora.

Desde janeiro deste ano que os trabalhadores da loja MY AUCHAN, da Amadora, estão em luta contra a imposição da empresa de colocar os trabalhadores operadores de supermercado a fazer a limpeza geral da loja.

Para demonstrar o seu descontentamento os trabalhadores aderiram às greves, realizaram plenários, mostraram a sua unidade e determinação em luta pelas suas reivindicações. Foi assim na greve de 18 de Março, com uma forte adesão dos trabalhadores que levou ao fecho da loja. Nas greves no 1º Maio e na luta de dia 28 de Junho convocada pela CGTP-IN, que só não encerraram a loja porque a empresa substituiu trabalhadores em greve por trabalhadores de outras lojas.

Perante esta grande demonstração de unidade, a empresa começou a perseguir os trabalhadores sindicalizados, começaram os processos disciplinares em Abril, seguiu-se a transferência e a separação dos trabalhadores para outras lojas com horários diferentes dos que tinham. E em Julho o Auchan suspendeu os trabalhadores e avançou com instauração de inquérito com intenção de despedimento com justa causa.

É inaceitável e vergonhosa a forma como a empresa está a tratar os trabalhadores.

Todos os trabalhadores tem o direito a manifestar os seus problemas, os seus descontentamentos e a exigir melhores condições de trabalho.

Os trabalhadores da MY Auchan na Amadora continuam determinados na defesa dos seus direitos, querem voltar ao local de trabalho e trabalhar.

Fonte: CESP