Contra a repressão e a perseguição dos trabalhadores da AuchanDesde Janeiro deste ano que os trabalhadores da loja My Auchan da Amadora, estão em luta contra a imposição da empresa de colocar os trabalhadores operadores de supermercado a fazer a limpeza geral da loja.

Os trabalhadores tiveram conhecimento desta situação pela ex-trabalhadora da limpeza, que a loja iria passar a ser limpa por eles.

Os trabalhadores quando foram trabalhar para a loja, nunca lhes foi colocado pela empresa que estes tinham de fazer a limpeza geral da loja, mais, sempre existiu uma trabalhadora para fazer essas funções.

Os trabalhadores não aceitaram e agiram!

Como forma de mostrar o seu descontentamento à empresa, os trabalhadores unidos aderiram às  greves convocadas pelo sindicato - o CESP, realizaram vários plenários de trabalhadores sendo que o último foi interrompido pela empresa que chamou as autoridades.

Os trabalhadores nunca tiveram uma resposta por parte da empresa sobre estas alterações, não quiseram saber do descontentamento dos trabalhadores, que tanto estão a passar os produtos na caixa registadora, a limpar as casas de banho ou a lavar o chão da loja.

Começaram os processos disciplinares em Abril, seguiu-se a transferência e a separação dos trabalhadores para outras lojas com horários diferentes dos que tinham e não estando totalmente satisfeita com esta perseguição, a Auchan suspendeu os trabalhadores e avançou com instauração de inquérito com intenção de despedimento com justa causa.

É inaceitável e vergonhosa a forma como a empresa está a tratar os trabalhadores!

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

O CESP reuniu com a Direcção RH da empresa, este mês de Agosto, a empresa diz não estar disponível para comentar processos judiciais em andamento, nem para resolver a situação.

O CESP continua disponível para solucionar este assunto e lamenta a posição por parte da Direcção RH na sua irredutibilidade em quer resolver esta situação.

Os trabalhadores da MY Auchan Amadora continuam determinados na defesa dos seus direitos, querem voltar ao seu local de trabalho e a trabalhar!

No dia 18 de Agosto, vamos realizar uma acção nacional de luta em solidariedade com os trabalhadores, às 11h na sede das My Auchan na Rua Pascoal de Melo 47A em Lisboa, e às 15h na loja da My Auchan na Amadora (R. Elias Garcia 197).

Porque não podemos ficar parados perante as injustiças, porque defendemos que todos os trabalhadores têm o direito e o dever de manifestar os seus problemas, os seus descontentamentos e exigir melhores condições de trabalho e de vida.

Num momento de grandes dificuldades para quem vive do seu trabalho, o que vemos é cada vez mais as empresas a sugar e a explorar quem trabalha. Em que tudo vale pelos seus milhões de lucros.

Não aceitamos!

Os trabalhadores devem unir-se e lutar contra a exploração e por melhores condições de trabalho!

Fim à perseguição de quem se manifesta contra normas injustas da empresa MY AUCHAN

Fonte: CESP