Opções erradas da Volkswagen custam caro aos trabalhadores A falta de componentes na Autoeuropa deve-se a erros de gestão do Grupo Volkswagen, que por sua opção ficou a depender de um único fornecedor. Ficam comprovadas as fragilidades do sistema «Just In Time». Mas por esses erros nenhum trabalhador deve ser penalizado - protestou o SITE Sul.

Segundo o sindicato da Fiequimetal, a VW Autoeuropa e empresas fornecedoras já despediram 560 trabalhadores, mas muitos mais empregos poderão ser destruídos nos próximos dias.

Dos 560 trabalhadores despedidos com contrato trabalho temporário, cerca de 100 estavam a trabalhar na VW Autoeuropa, muitos deles há poucos meses, pelo que ficam sem direito ao subsídio de desemprego.

Apesar de a VW Autoeuropa ter entregado uma carta a cada um, dizendo que no fim do lay-off será chamado novamente, o certo é que estes trabalhadores ficam sem qualquer rendimento até a empresa retomar a laboração normal.

A aplicação do lay-off pela VW Autoeuropa, por arrastamento, leva os seus fornecedores a recorrerem ao mesmo mecanismo. Deixam uns trabalhadores com cortes no seu rendimento mensal e despedem centenas de outros, com contratos de trabalho temporários.

Esta situação não é minimamente admissível. Perante problemas de que os trabalhadores não têm culpa, são estes que vão ser prejudicados com perda do seu salário e no emprego.

Numa nota de imprensa emitida ontem,o SITE Sul condena a intransigência das administrações da VW Autoeuropa e de algumas empresas suas fornecedoras, que recusam garantir na totalidade os rendimentos dos seus trabalhadores.

O sindicato manifesta preocupação com o impacto desta situação no emprego e salários dos trabalhadores das empresas fornecedoras, a nível nacional, devido a uma situação que lhes é alheia.


VW Autoeuropa tem condições

Num comunicado aos trabalhadores, dia 7, após uma reunião com representantes da administração sobre o processo de lay-off, a Comissão Sindical do SITE Sul reafirmou que a empresa e o Grupo VW têm condições para garantir o pagamento integral dos salários e manter o volume da mão-de-obra.

A administração da VW em Palmela tem condições para garantir o pagamento dos salários a 100% a todos os trabalhadores, utilizando os «down days» para complementar o valor do salário, contabilizando mais dias para além dos seis acordados com a Comissão de Trabalhadores, como já fez noutras paragens de produção.

Além disso, a administração tem condições e deve garantir o posto de trabalho e os redimentos a todos os trabalhadores, incluindo os que laboram com contrato temporário através da Autovision.

Por outro lado, o valor da compensação pelo trabalho ao fim-de-semana deveria ser incluído no cálculo do valor do lay-off, tal como o subsídio de refeição.

Fonte: Fiequimetal