NO PRÓXIMO DIA 21/9, VOLTAMOS A MOSTRAR À AUCHAN QUE NÃO ESTÁ ACIMA DA LEI!

Na loja My Auchan da Amadora, os trabalhadores que aderiram à greve no passado dia 28 de Junho foram suspensos e enfrentam agora um procedimento disciplinar com intenção de despedimento… e ainda não sabem porquê!… há dois meses!

Nas lojas My Auchan, os operadores de supermercado têm sido, desde Janeiro deste ano, forçados a acrescentar a limpeza geral da loja às suas já inúmeras tarefas diárias — um atropelo das leis referentes às categorias profissionais, consagradas no Contrato Colectivo de Trabalho em vigor para as empresas de distribuição.

A Auchan não pode obrigar trabalhadores a cumprir funções para as quais não foram contratados — é ilegal!

Os operadores de supermercado têm todo o direito e dever de manifestar o seu descontentamento e discórdia perante atitudes ilegais da empresa, recusando a limpeza geral da loja — não faz parte da sua categoria profissional!

Em resposta, os trabalhadores da loja My Auchan da Amadora fizeram greve por 3 vezes e diversos plenários — e a empresa trocou horários e substituiu trabalhadores em greve, o que é ilegal. No último plenário, em Julho, a empresa chamou a polícia a fim de o interromper, o que também é ilegal, enquanto os trabalhadores falavam acerca das ordens de transferência que haviam recebido dias antes — e para as quais não tinham qualquer justificação.

Nos dias seguintes, e apesar do CESP ter tentado por diversas vezes resolver a situação junto da empresa, esta suspendeu os 8 trabalhadores que aderiram à última greve, informando-os da instauração de um procedimento disciplinar com intenção de despedimento… sem qualquer justificação fundamentada até hoje!

É INACEITÁVEL E INADMISSÍVEL este tratamento discriminatório e persecutório dos trabalhadores sindicalizados!

É INCOMPREENSÍVEL a indisponibilidade da empresa, passados 2 meses, para resolver, comentar, ou sequer reunir para tratar desta situação!

Além desta suspensão, estes trabalhadores aguardam também, desde Abril, a resolução dos processos disciplinares instaurados por se recusarem a lavar o chão da loja — mais uma ilegalidade absoluta!

No próximo dia 21 de Setembro, de norte a sul do país, o CESP mostrará à Auchan que não está acima da lei!

O CESP continua disponível e a querer reunir para resolver esta situação, e lamenta a posição irredutível da empresa. Não vamos desistir nem esquecer a defesa destes trabalhadores!

Os trabalhadores da My Auchan da Amadora continuam determinados na defesa dos seus direitos — querem voltar ao seu local de trabalho para trabalhar!

No próximo dia 21, quinta-feira, os trabalhadores concentra-se em protesto junto às seguintes lojas da Auchan:

Aveiro - Auchan Aveiro (15h30)

Braga - Auchan Guimarães (10h00)

Coimbra - Auchan Figueira da Foz (10h30)

Évora - Auchan Évora (10h30)

Algarve- Auchan Lagoa (16h00 às 17h00) — Plenário e contacto com os clientes

Leiria - Auchan Caldas da Rainha (10h00)

Lisboa - My Auchan Benfica (10h30 às 12h00) — Acção Sindical

Lisboa - My Auchan Amadora (15h00 às 16h30) — Acção Sindical

Porto - Auchan St. Tirso (a partir das 15h30)

Setúbal - My Auchan na Costa de Caparica (Pescadores) às 10H30

Setúbal - Auchan de Setúbal (15h00)